Looking For Anything Specific?

Responsive Advertisement

Melhore a lucratividade da sua empresa com inovação e tecnologia

Quer aumentar o lucro da sua empresa e não sabe como? O Sebrae pode te ajudar nesta empreitada. Ao investir em inovações e tecnologias no seu empreendimento você poderá se surpreender com o resultado. Por meio do programa Sebraetec, o Sebrae oferece apoio ao micro e pequenos empresário.
1 - Aumente as receitas contratando serviços em inovação e tecnologia

Melhore o design dos seus produtos e o layout da sua loja(desenho,formato,conceito,cores,embalagem,logomarca, disposição e forma de exposição dos produtos, localização de balcão e trocador, iluminação, cores, aromatização)
No mercado existem empresas especializadas no desenvolvimento de novos designs, seguindo as mais atuais tendências. Além disso, elas desenvolvem logomarcas mais atraentes e adequadas ao produto; novas embalagens e visual interno e externo para a sua empresa, o que resulta em maior volume de vendas. Contratar empresas especializadas em arquitetura, decoração e vitrinismo também é uma boa maneira de se garantir a inovação em marketing da loja. Isso vai gerar um ambiente mais propício às vendas, deixando o cliente mais confortável e satisfeito.


Melhore a qualidade do produto/serviço alimentício

O empresário da área de alimentos precisa garantir que o alimento que manipula, produz ou distribui está livre de qualquer contaminação. Isso pode ser feito ao implementar as boas práticas de produção indicadas por consultoria do Programa Alimento Seguro, do Sebrae. O resultado é a confiança no consumidor para a compra e consumo do produto, melhorando as vendas e a divulgação boca-a-boca.


Proteja seu conhecimento
Não pense que seu trabalho está terminado após a invenção de um produto. Você, empreendedor, deve registrar sua criação para garantir que ninguém tire proveito da sua criatividade e copie seu sucesso de mercado. É a chamada Propriedade Intelectual. A obtenção da patente é a segurança que você tem de que, durante um bom tempo, sua empresa terá exclusividade na fabricação e exploração comercial daquele produto. Caso seja necessário registrar o produto de acordo com a região onde é produzido, é possível recorrer à Indicação Geográfica (IG). O produto portador de uma IG tem identidade própria e é inconfundível, ou seja, é necessário que haja algum componente histórico ou cultural com a região que o diferencie dos demais.


Garanta a qualidade de produtos e serviços
Ao implantar a gestão da qualidade dentro da empresa, as vendas sempre terão potencial de crescimento. Há casos, inclusive, em que empreendedor precisa ter uma comprovação de que trabalha com qualidade para conseguir fornecer seus produtos e serviços a outras empresas – é a chamada Avaliação de Conformidade, que atua na certificação em gestão da qualidade. O empresário também deve levar em conta a chamada Metrologia. Trata-se do estudo e descrição dos sistemas de pesos e medidas, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida no processo produtivo. Por fim, na concepção de um novo produto, é importante ficar sempre atento à adequação às normas técnicas exigidas, que se refere, em geral, à classificação, especificação, método de ensaio, procedimento, padronização, simbologia e terminologia. A Normalização proporciona uma série de vantagens aos fabricantes, comerciantes e consumidores, que vão desde a eliminação de barreiras comerciais à segurança do usuário.


Recicle e trate resíduos
Muitos empreendedores não sabem que os resíduos gerados por seu negócio podem se transformar em receitas adicionais por meio da reciclagem, que pode ser feita pela própria empresa ou por tecnologias disponíveis no mercado ou desenvolvidas sob encomenda. Há ainda a questão de tratamento de efluentes e resíduos líquidos. Ao pensar em sustentabilidade o empresário vai reduzir o impacto ambiental, melhorar a imagem da empresa, aumentando vendas e fidelizando clientes.


Otimize os processos de atendimento, vendas, entrega e produção
De que adianta ter uma loja cheia se você não consegue vender seus produtos no tempo esperado pelo cliente? Por outro lado, ter mais produtos disponíveis aumenta a possibilidade de venda. Como proceder então? A solução é implantar sistemas de gestão, de logística e de comércio eletrônico para redução de tempo de fechamento das vendas, melhoria do controle e redução dos estoques e aperfeiçoamento da logística de entrega. O ideal é aumentar a eficiência do processo produtivo, produzindo mais ou igual. Há serviços tecnológicos que permitem um consumo menor de matéria-prima e redução de perdas, possibilitando aumento na produção com a mesma quantidade de insumos. Além disso, há vários prestadores de serviços capazes de desenvolver e implantar sistemas de comércio eletrônico (ou aperfeiçoar o já existente, se for o caso). Dessa forma é possível disponibilizar seus produtos à venda para todo o Brasil ou mesmo para o mundo inteiro. Como fazer tudo isso? Para ajudá-lo, o Sebrae possui a projeto Agentes Locais de Inovação, pelo qual oferece consultoria aos micro e pequenos empresários que querem inovar em seus empreendimentos.
2 – Reduza despesas contratando serviços em inovação e tecnologia

Elimine desperdícios
Um dos maiores inimigos de qualquer negócio chama-se desperdício. Há desde desperdícios de energia, causados pelo simples erro de disposição de refrigeradores e fornos, por exemplo, que podem acarretar um consumo 30 a 50% maior que o necessário. Há, ainda, desperdícios de matéria-prima, muitas vezes causados pela falta de calibração adequada de máquinas ou uso de ferramentas e ainda pelo desconhecimento de normas técnicas que poderiam contribuir para um uso mais eficiente dos recursos humanos e materiais.Conheça os programas Sebrae 5 Menos que são Mais e Eficiência Energética e reduza os desperdícios na sua empresa.


Evite multas e restrições comerciais e governamentais


Muitos negócios estão sujeitos a regulamentos que devem ser obrigatoriamente atendidos. No entanto, para se adequar a esses padrões de qualidade é necessário conhecê-los e saber como implantá-los na empresa e, em alguns casos, também obter um certificado de qualidade.



Otimize e inove em processos produtivos

Para crescer, o empreendedor deve buscar formas de reavaliar seu processo produtivo a fim de evitar a perda de produtividade, de tempo, de recursos e, principalmente, buscar inovação como forma de reduzir despesas, ganhar eficiência e controlar níveis de estoque. Um dos programas do Sebrae que ajuda as MPEs a inovar nos processos produtivos é o Produção Mais Limpa.



Automatize a empresa

Existem diversos sistemas disponíveis no mercado capazes de automatizar os setores da empresa: caixa, compras, vendas, estoque, contabilidade, comércio eletrônico, produção, documentos etc. Para isso, há sistemas especializados que permitem economizar em recursos humanos, financeiros, matéria-prima, tempo, além de aumentar a eficiência no controle de estoque, a qualidade de atendimento ao cliente e de negociação com fornecedores, dentre outros.
3 - Invista parte do lucro e faça sua empresa crescer

Inove em produtos ou serviços
Uma das maneiras de se diferenciar é criar um novo produto ou serviço que atenda às necessidades do cliente. No entanto, muitos empreeendedores deixam de inovar por julgarem que os custos de desenvolvimento de novos produtos ou serviços serão mais altos que os benefícios a serem obtidos. Por meio do programa Sebraetec boa parte dos custos de desenvolvimento de novos produtos ou serviços é subsidiado pelo Sebrae. Além disso, os riscos envolvidos n são reduzidos, uma vez que, dentre os prestadores de serviços tecnológicos cadastrados e aptos a participar, estão os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) que possuem cientistas, pesquisadores, engenheiros e técnicos especializados e competentes.


Proponha projetos de inovação nos editais


O Programa Sebraetec permite que o empreendedor contrate serviços tecnológicos de elaboração de projetos de inovação conforme solicitado pelos editais e, assim, consiga ter a oportunidade de acessar os recursos podendo, inclusive contratar uma ICT para auxiliá-lo no desenvolvimento da sua inovação.



Participe de Fóruns de Capital de Risco (Seed e Venture Capital)

Para participar dos fóruns de capital de risco a fim de captar um sócio-investidor que alavanque o negócio inovador proposto pela sua empresa, o empreeendedor precisa saber como elaborar um bom plano de negócio. O Programa Sebraetec oferece uma série de clínicas tecnológicas prestando essa consultoria , aumentando as suas chances de sucesso.
Fonte: SEBRAE

Postar um comentário

0 Comentários