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Como ter mais clientes em um site; Google adworks, links patrocinados

Com a publicidade online, o anunciante paga por clique e exibe anúncios para pessoas já interessadas em seus produtos 


Atualmente, a maioria dos brasileiros (63%) já faz pesquisas na internet antes de adquirir um produto ou serviço. Assim, os buscadores se transformaram em um elemento-chave no processo de decisão de compra. Quem nunca recorreu à internet para encontrar um chaveiro 24 horas ou serviço de bufê para aquela festa infantil? Neste exato momento, milhares de potenciais clientes podem estar procurando exatamente aquilo que a sua empresa oferece. E como aproveitar essa chance para conquistá-los?

Existe um conjunto de ações que todo empresário dono de um site pode tomar para conseguir se posicionar bem nos resultados de busca, e elas se dividem entre duas categorias:

SEO (Search Engine Optimization): medidas voltadas para melhorar a posição de uma página nos resultados de pesquisa gratuitos, também conhecidas como resultados orgânicos. São desde pequenas ações, como incluir imagens e conteúdo relevante, até fazer links com outros sites, como abordamos neste artigo.

SEM (Search Engine Marketing): engloba campanhas de publicidade dentro dos programas de links patrocinados dos buscadores, que também podem exibir anúncios pagos como resultado das pesquisas. Vamos falar sobre as principais características desta forma de publicidade online, na qual o anunciante paga por clique e exibe anúncios apenas para pessoas já interessadas em seus produtos ou serviços.

Os anúncios de links patrocinados, como o Google AdWords, aparecem com os resultados não pagos ou orgânicos da pesquisa, sempre destacados do restante para que o usuário saiba diferenciar os anúncios de resultados naturais. Como não há custo mínimo, qualquer negócio, desde o microempresário até as empresas mais estruturadas, pode fazer publicidade online. Além disso, como o custo de cada clique é determinado por uma combinação de fatores que inclui, entre outras coisas, a relevância para tal busca, muitas vezes os pequenos saem na vantagem. Se alguém buscar "chaveiro pinheiros", terão mais relevância os anúncios que levem aos negócios daquela região, independentemente do porte ou da verba disponível. Entre os benefícios da publicidade por links patrocinados estão:

1. Alta segmentação. É possível escolher idioma, localização geográfica e até dia da semana ou horário para a veiculação de anúncios. Assim, se tenho um restaurante que serve almoço em Campinas, posso concentrar meus anúncios para aquela região na parte da manhã, por exemplo.

2. Relevância. Os anúncios só aparecem para quem estiver procurando ao menos uma das palavras-chave ligadas ao seu negócio. Assim, se o anunciante dedicar-se a criar uma campanha bem direcionada, com palavras estrategicamente selecionadas, uma alta porcentagem dos usuários de buscadores pode se transformar em clientes.

3. Flexibilidade. A qualquer momento, o anunciante pode fazer ajustes em sua conta e estas mudanças têm efeito imediato. Por exemplo, se uma confeitaria recebe mais pedidos do que pode atender em determinada semana, é possível pausar a campanha até normalizar o atendimento.

4. Controle de gasto. É o anunciante quem decide qual será o investimento. Todo pequeno e médio empresário precisa ter controle de seu orçamento, e o valor pode variar bastante de um mês para o outro. No Google AdWords, ele pode aumentar ou diminuir os investimentos para adequar-se.

5. Resultados mensuráveis. Com as ferramentas disponíveis, a publicidade online é completamente mensurável. É possível acompanhar de onde vem o tráfego do site e qual porcentagem se converte em vendas e, assim, fazer os ajustes necessários.

A internet já transformou a maneira como nós pesquisamos e compramos. Cada vez mais, as pessoas recorrem à web em busca de informações, produtos e serviços, o que representa uma oportunidade sem precedentes para negócios de todos os tamanhos. Tirar proveito das ferramentas de marketing online pode ajudar empresários a conquistar novos clientes e alavancar seus negócios.

* Luciano Santos é gerente de vendas para pequenas e médias empresas do Google
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