Looking For Anything Specific?

Responsive Advertisement

5 dicas para mães que querem abrir o próprio negócio

Organização da rotina está no topo das prioridades para as mulheres que buscam empreender


Montar o próprio negócio é uma alternativa para muitas mulheres que não abrem mão da carreira – e nem de trabalhar com o que gostam –, mas estão em busca de flexibilidade de horário para ficar mais perto dos filhos. A ideia de montar um home-office para passar o dia ao lado da família parece um sonho – mas a realidade pode ser um transtorno se não houver planejamento e organização de espaço e de tempo.

A empreendedora Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, é mãe de duas meninas e sabe bem o trabalho que dá conciliar a rotina da família com a do trabalho. Abaixo, ela lista cinco dicas para quem está pensando em trocar a carreira em escritório pelo empreendedorismo.
1. Como na vida de qualquer mulher que trabalha, conciliar as tarefas da empresa com o cuidado com os filhos é um grande desafio. Para as empreendedoras, isso não é diferente. O nome do jogo é ter organização. As ausências são essenciais para o negócio decolar – por isso, tenha uma rede de segurança ao seu redor. Pessoas de confiança com quem você possa deixar as crianças, como uma escola em tempo integral ou os avós, são fundamentais.

2. Apesar de o home-office ser uma facilidade para quem quer conciliar o empreendedorismo com a maternidade, ele pode levar ao isolamento. O contato com outros empreendedores é fundamental para o crescimento da empresa. Use, eventualmente, espaços de trabalho compartilhado, como os coworkings, para trocar ideias com pessoas que estão na mesma situação que você.

3. Fazer networking é essencial para qualquer empreendedor - construir esta rede muitas vezes é um desafio para as mães. A dica é organizar a agenda para participar pelo menos uma vez a cada 15 dias de um evento, curso ou palestra para trocar informações e conhecer pessoas.

4. A maioria das mulheres que decide empreender acaba optando por áreas de conforto, como serviços, beleza e moda. Além de ter afinidade, é importante identificar uma oportunidade na área. Pesquise o mercado, a região de atuação e o perfil do público-alvo: o melhor negócio é aquele criado para atender a uma demanda real de clientes.

5. No começo, é comum que a empreendedora atue em todas as áreas do negócio. Mas é importante ter cuidado para não se tornar apenas uma boa funcionária– a principal atividade de quem está à frente de uma empresa é fazer a gestão e pensar nas melhores estratégias para o crescimento.
Fonte: PEGN / Foto: (Foto: Photopin)
________________________________
Tags: negócio em casa,
home office,
5 negócios para mães,
trabalhar em casa

Postar um comentário

0 Comentários