Looking For Anything Specific?

Responsive Advertisement

Premio Mulher de Negócios, Mulheres no comando de uma empresa.

 As empreendedoras premiadas pelo Sebrae representam um país que escuta seu povo para estabelecer prioridades e planejar o futuro.


Por meio do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, são reconhecidas, anualmente, nove empresárias brasileiras, que proporcionam uma intensa inspiração para todas as mulheres. Elas representam um país que dá certo: um Brasil que acorda cedo e dorme tarde para se transformar e se reinventar pelo trabalho; um Brasil que escuta a sua comunidade e o seu povo para estabelecer prioridades e planejar o futuro; um Brasil que olha a sustentabilidade dos processos e define a forma correta de fazer; e, finalmente, um Brasil que usa bem os escassos recursos e faz as entregas certas para gerar resultados.

Essas mulheres são exemplos a serem seguidos e copiados, mostrando a importância do trabalho sério e da boa gestão. Usando o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), o Sebrae consegue mostrar histórias dessas mulheres que, cada vez mais, crescem no cenário do empreendedorismo.
De acordo com o Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, elaborado pelo Sebrae em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), elas ainda são minoria no comando das empresas, mas cada vez ganham mais espaço. Em uma década, a presença de mulheres liderando micro e pequenas empresas cresceu em 25 estados; de homens, em 18.

Mas o que torna essas mulheres referência? Nada melhor do que usar como exemplo uma das ganhadoras deste ano: Milena Curado de Barros, vencedora do Troféu Ouro na categoria Microempreendedora Individual. Milena aprendeu a bordar aos oito anos com a avó materna. Mas nunca imaginou que, 30 anos depois, essa seria a atividade que garantiria sua renda e a de outras 25 pessoas. Dos bordados ensinados pela vovó, surgiram peças de vestuário e decoração criadas pela empreendedora, que abriu, em 2007, a loja Cabocla Criações em Goiás Velho.

Transformar um hobby ou talento em uma marca de artesanato já seria digno de merecimento. Mas Milena foi além: aliou sua necessidade de aumentar a produção às suas convicções sociais, criando o projeto social “Cabocla – Bordando Cidadania”, que a cada bordado, resgata a esperança de detentos e ex-detentos da unidade prisional da cidade. Tanto os detentos da ala feminina quanto os da masculina ganham por produção e, além disso, têm remissão da pena com o trabalho (três dias de trabalho equivalem a um a menos na reclusão).

Durante a premiação neste ano, a empreendedora emocionou a todos ao dizer que o bordado já era seu talento, mas nunca imaginou transformá-lo em uma marca que proporcionasse diferenciação, como uma forma de registro, preservação e divulgação da miscigenação e da diversidade dos patrimônios histórico, cultural e natural do nosso País.

Além de Milena, a premiação também reconheceu com o Troféu Ouro Sheila Diab Maluf, na Categoria Pequenos Negócios, dona da Viva Editora e Livraria, em Maceió. A empresa já nasceu com um conceito inovador, promovendo eventos culturais e oferecendo serviços de editoria. Na categoria Produtora Rural, a vencedora foi Noilde Maria de Jesus, proprietária da chácara Renascer, em um assentamento na região administrativa de Brazlândia (DF). O local passou do plantio de 5 mil pés de morangos para 40 mil pés da fruta.
As trajetórias de Milena, Sheila e Noilde são apenas alguns exemplos das histórias reconhecidas nacionalmente pelo Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que contou com 11 mil inscritas. Essas mulheres buscam transformar suas regiões e o Brasil com responsabilidade social e perfis cada vez mais inovadores. São empreendedoras como elas que nos inspiram a seguir na nossa missão de disseminar a excelência pela gestão.

Fonte: Por Jairo Martins / Foto: Divulgação
Postado por Dicas de Negocios PME / Portal G2. - http://portalg2.com.br

Postar um comentário

0 Comentários