Looking For Anything Specific?

Responsive Advertisement

Como conciliar o trabalho como empreendedor e a vida pessoal

Runa Ratz administra duas empresas, estuda e ainda encontra tempo para uma de suas paixões:Por Adriano Lira:


Delegar é uma das técnicas de Ratz para conciliar trabalho e vida pessoal (Foto: ThinkStock)


Um expediente de oito horas diárias é quase uma raridade para quem tem o próprio negócio. Por isso, conciliar uma rotina pesada no escritório com a vida pessoal pode ser muito difícil. Mas não é impossível.

A opinião é de Runa Ratz, 23 anos. Ele é o cofundador da Kawthar, lojaaberta em abril de 2015 e especializada na venda de joias e presentes corporativos. Além de administrar a empresa, o jovem ainda faz mestrado e se programa para ter tempo livre e se dedicar ao que gosta de fazer.

A sede da Kawthar, em São Paulo, funciona de segunda a sábado. Ratz, consequentemente, trabalha em todos esses dias. E mais: dedica algum tempo à gestão do negócio aos domingos. Muitos dos nossos fornecedores da Kawthar são de Israel. Lá, domingo é dia de trabalho", diz. 

Outro país de quem a empresa compra produtos é a China. "Quando aqui é domingo de noite, lá já é manhã de segunda-feira. Tenho que me adequar ao fuso deles."

Runa Ratz, da Kawthar (Foto: Adriano Lira)
Outra parte do tempo de Ratz é gasta na gestão dos negócios de sua família. Seu pai, Szulim, prosperou no mercado de locações imobiliárias. Com seu falecimento, no ano passado, a administração do patrimônio ficou a cargo do filho. "Gasto outras três horas por dia, em média, administrando esse patrimônio."

Apesar de cuidar de duas empresas, Ratz encontra tempo para fazer um mestrado na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Duas vezes por semana, ele vai atá a instituição estudar. Além disso, vai para a academia cinco vezes por semana, visita a sinagoga para rezar por seu pai.

Uma de suas paixões é o esporte. "Gosto de assistir a todas as modalidades e paro para ver todos os jogos do Corinthians. Quanto o time entra em campo, paro tudo o que estiver fazendo", diz. Para encaixar todas essas atividades, o empreendedor dorme, em média, seis horas por noite.

Dicas:

Para conseguir conciliar todas essas atividades, Ratz recomenda ter uma agenda. Seus compromissos estão marcados no celular. Assim, fica mais fácil se lembrar de todos os afazeres.

Para ser menos prejudicado com eventuais imprevistos – seja o trânsito ou algum problema de última hora na empresa – Ratz estrutura seus dias com espaços de tempo livre. Essas "folgas" no cronograma têm entre uma e duas horas de duração, dependendo do dia.

Ele também afirma que prioriza a resolução de problemas maiores no começo do dia. "Melhor fazer cedo do que tentar terminar tudo cansado e com pressa no fim do dia", afirma. Por fim, outra de suas dicas é delegar algumas tarefas na empresa. "Empreendedores tendem a ser centralizadores. Mas é muito mais fácil e produtivo delegar algumas tarefas a funcionários, ou até mesmo terceirizá-las. Abraçar o mundo é prejudicial."


APRENDA A GANHAR DINHEIRO EM CASA -  Curso que Ensina a ganhar com o Google e Blogs.

Postar um comentário

0 Comentários