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PEGN - COMO ACADEMIA FALIDA DEU ORIGEM À SMARTFIT

A marca é hoje a maior rede de academias da América Latina

Foto: TRIVELA PUBLICIDADE.

Formado em engenharia química, Edgar Corona começou a empreender na faculdade, montando uma confecção com alguns colegas. Depois de formado, foi trabalhar na usina de açúcar da família, no interior de São Paulo. “Quando entrou a terceira geração da família, todo mundo brigou e me colocaram para fora. Graças a isso, não convivo com a família e resolvi montar meu negócio”, diz. O empreendedor participou da VI Virada Empreendedora, que acontece em São Paulo.

O ramo escolhido foi totalmente diferente dos outros dois: uma academia de ginástica. Mas, ao contrário do sucesso das redes Bioritmo e Smartfit, a primeira unidade foi um fracasso. “Montamos tudo errado: endereço errado, arquiteto errado, e o negócio não deu certo”, diz. Prestes a falir, Corona teve a chance de recomeçar com uma nova unidade na Avenida Paulista, em São Paulo. “Tentamos mirar um pouco no cliente e fizemos diferente, com uma arquitetura legal, mudando conceitos da academia com foco na experiência do cliente”, diz. Da iluminação aos vestiários, tudo foi pensado para conquistar o exercício.


Edgar Corona, na Virada Empreendedora, em São Paulo (Foto: PEGN)


O próximo passo foi mudar o processo de vendas, oferecendo um pacote de treinos curtos e constantes, que aumentasse a retenção dos clientes. Mas, foi em 2008, durante um evento de academias nos Estados Unidos que Corona desenvolveu sua ideia mais inovadora, a Smartfit. “O mercado americano tinha um modelo de negócios na faixa dos US$ 20. No Brasil, tínhamos academias muito baratas e ruins ou caras. Não se olhava para o cliente. Começamos a fazer e faltou dinheiro. Conseguimos um aporte do fundo Pátria e tivemos o maior crescimento orgânico do mundo em academia: 1 milhão de clientes de 2009 para cá e de 70 a 80 clubes por ano”, diz.

Hoje, a Smartfit é a maior rede de academias do Brasil, do México e da América Latina, com 320 unidades. “Colocamos 500 mil pessoas que nunca tinham feiro atividade física na academia. Só se consegue isso quando horizontaliza processo de gestão. O importante é construir um negócio com significado, influência e poder para a equipe”, afirma.

Todos os dias, a equipe faz uma reunião rápida pela manhã e, segundo Corona, até a hora do almoço todos os funcionários sabem o que foi dito. “O chefe não chega na reunião e fala vamos fazer isso. Ele pergunta a opinião de cada um sobre como resolve. A equipe inteira constrói junto a solução. A gente nunca comemora uma vitória, porque precisa ser inconformado porque as vantagens competitivas são transitórias”, diz.

Inconformado, Corona foi além de oferecer exercícios físicos e hoje a Smartfit oferece aos alunos desde uma coleção exclusiva de roupas até uma assinatura mensal para bebidas energizantes ilimitadas nas unidades. “A gente testa. Não tenha medo de tentar fazer. Faça. Não dá para ficar parado com tantas mudanças”, diz.

Fonte: PEGN - G1 / Fotos: Trivela Publicidades e PEGN.
Postado por: Dicas de Negócios PME e PortalG2 - http://www.portalg2.com.br
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Tags: srmartfit, academia, negocio de academia, pegn

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