Muitos donos de pequenos negócios pensam que a publicidade é como ir ao
dentista: algo que você só precisa fazer a cada seis meses. Mas, quando
a publicidade é contínua e focada, os negócios ficam mais fáceis. Se os
possíveis clientes tiverem uma visão positiva dos seus produtos e da
sua reputação antes de você ligar para eles ou antes de eles começarem a
comprar, você tem muito mais chances de fechar uma venda.
Outra novidade a respeito da publicidade permanente é que ela não está
presa a uma etiqueta de preço. Trata-se apenas de mandar a mensagem
certa para a pessoa certa na hora certa. Aqui estão dez ideias para
fazer isso… sem gastar muito:
1. Faça os clientes se sentirem especiais. Os clientes
gostam de ser reconhecidos, especialmente nos dias de hoje, em que tudo
é rápido e “pelo menor preço”. “Mesmo com empresas na internet, é
possível prestar um bom atendimento ao cliente”, diz Denise McMillan,
dona de uma loja on-line. McMillan inclui um pequeno sachê com cheiro de
rosas em todas as sacolas de jóias ou lingerie que ela vende e também
envia uma carta de agradecimento escrita à mão. “O sachê e a carta
custam alguns centavos, mas acrescento algo especial à compra”, ela
afirma.
2. Crie cartões que os clientes queiram guardar. A
maioria dos cartões de visita é descartada algumas horas depois de uma
reunião. Em vez de ter seu cartão jogado fora, crie um que as pessoas
realmente usem, como um bloquinho de anotações com suas informações de
contato em todas as páginas. O bloco de anotações é consultado quase
todo dia, guardado por 30 dias, mais ou menos, e deixa uma lembrança
forte.
3. Pare de atender clientes que não dão lucro. Se essa
ideia lhe dá arrepios, pense melhor. Você caiu na mentira de aumentar
as vendas em vez de alavancar os lucros. Se você parar de atender
clientes que não dão lucro, você tem mais tempo e recursos para clientes
que realmente podem ajudar sua empresa a crescer. “Provavelmente, 20%
dos seus clientes estão contribuindo para de 150% a 200% do lucro anual
total; 70% não dão lucro e 10% custam de 50% a 100% do seu lucro”,
afirma o consultor Michael King. Analise bem os dados de lucratividade
dos seus clientes e, depois, direcione serviços especiais e propagandas
para aqueles que importam.
4. Crie uma lista de contatos por e-mail e mande cartas pelo correio. A
maioria das empresas aproveita o poder dos e-mails e você também deve
enviá-los. É muito econômico. Porém, já que o e-mail de marketing está
em todos os lugares, você pode se destacar se enviar, de vez em quando,
cartas pessoais pelo correio para clientes antigos e possíveis clientes.
Apenas tenha certeza de que essas cartas trazem algo que os clientes
querem ler, como uma análise de eventos recentes na sua área, ofertas
especiais ou um agrado personalizado (um desconto na próxima compra, por
exemplo). Essa correspondência tem que ter valor para quem lê, para
refletir o valor dos seus produtos. Lembre: a melhor maneira de vender é
divulgar.
5. Participe de feiras e conferências. Você pode criar
rapidamente folders interessantes com informações de contato, encartes
com novidades sobre produtos ou um pequeno site sobre um evento.
6. Combine os negócios com prazer… e solidariedade.
Realize um evento, festa ou conferência por uma causa que você apoie.
Isso traz a possibilidade de conhecer várias pessoas e exibe suas
habilidades de liderança.
7. Crie um destino. Uma livraria com uma cafeteria dentro.
Uma loja de móveis com profissionais para cuidar dos filhos dos
clientes. Por quê? Para que os clientes passem algum tempo lá. Uma manhã
de domingo na livraria torna-se uma agradável rotina de fim de semana,
em vez de somente uma compra. Roube essa ideia. E essa dica também vale
para a internet. Usando a publicidade do tipo “pague por clique” (você
só paga pela propaganda se algum usuário clicar no link para o seu
site), você pode atrair público para eventos ou ofertas, observa o
consultor Jay Lipe.
8. Torne-se um especialista on-line. Essa é uma
estratégia de “amostra grátis” para conquistar negócios. Pesquise listas
de discussão por e-mail e bate-papos on-line relevantes para sua
empresa e seus clientes. Participe de vários deles publicando
comentários para resolver problemas ou respondendo a perguntas. Pode ser
necessário fazer isso durante um tempo. Mas a recompensa aparece na
forma de clientes e indicações.
9. Flerte com a mídia local. Reportagens geram mais
credibilidade do que a publicidade paga. Para receber a cobertura da
mídia local, seja do jornal, da TV, de estações de rádio ou jornais de
comércio, você precisa de uma notícia nova e na hora certa. Geralmente,
vale a pena contratar um profissional de relações públicas ou assessoria
de imprensa. Ele conseguirá espaço para as notícias, irá atrás dos
representantes de veículos de comunicação e enviará comunicados para a
imprensa falando sobre sua empresa. Normalmente, isso pode ser feito por
um curto prazo ou de vez em quando.
10. Por fim, não deixe os clientes escaparem. Faça um esforço para
trazê-los de volta. Custa muito menos trazer de volta um cliente
insatisfeito ou que não aparece há muito tempo do que atrair um novo. Se
você não vê um cliente há algum tempo, mande um e-mail personalizado
(esse processo pode ser automatizado) perguntando se está tudo bem. Para
um cliente que passou por uma situação ruim, use o telefone, reconheça a
situação e pergunte se há algo que você possa fazer. Um desconto também
é bom. Ser gentil com os clientes é a propaganda mais inteligente e
barata que você pode fazer.
*Joanna L. Krotz é especialista em marketing e
gerenciamento para pequenas empresas. Ela é gerente da editora Muse2Muse
Productions, de Nova York.
Fonte: PEGN - G1 / Foto: Divulgação.
Postado por: Dicas de Negócios PME e Portal G2 - www.portalg2.com.br
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