A Ideia de vender Brownie surgiu no ano passado em Macapá. Johnantan Leite, tinha 23 anos, e começou seu negócio com R$ 50.
Com pouco mais de R$ 50 no bolso, Johnantan Leite, de 23 anos, decidiu 
aprender a fazer brownies para juntar dinheiro e pagar as mensalidades 
da faculdade de arquitetura e urbanismo. A ideia surgiu em setembro de 
2013, quando o jovem assistia ao programa "Mais Você", da Rede Globo. 
Com o dinheiro da venda dos bolinhos de chocolate, típicos dos Estados 
Unidos, Johnantan criou a marca Brownie do Joe. Em menos de um ano, ele 
aumentou a produção de 24 para até 300 doces por dia – feitos no ateliê 
construído em sua própria casa, no bairro Santa Rita, Zona Sul de 
Macapá.
O Brownie do Joe ficou conhecido no Amapá após uma cliente publicar uma
 foto de um dos bolos na rede social Instagram. Johnantan conta que o 
doce produzido por ele tem características típicas da região Norte, o 
que facilitou as vendas no comércio local.
"Vi a receita no 'Mais Você' e comecei a estudar sobre a origem do 
brownie e os sabores da Amazônia. Quando comecei a vender para os meus 
colegas eu tinha apenas a intenção de pagar a minha faculdade e guardar 
um dinheirinho, mas aí começaram a surgir mais encomendas, até chegar ao
 ponto em que precisei contratar funcionários", conta o rapaz, que 
trabalhava como assistente de eventos em um hotel na capital. Ele diz 
que recebia um salário mínimo por mês.
Johnantan prefere não revelar quanto fatura com o negócio, que 
atualmente conta com quatro funcionários. Ele fornece o doce para sete 
revendedoras em Macapá.
"Depois de um mês, eu chamei minha tia para me ajudar na produção e 
logo precisei de mais colaboradores. Quando percebi, já havia montado 
uma pequena linha de produção, onde eu tinha que me preocupar, além do 
produto, com a marca e o design", conta Johnantan. Ele atribui parte do 
sucesso no empreendimento ao apoio que recebeu da mãe e do amigo, o 
publicitário Raul Lima.
Ele diz que pretende exercer a profissão de arquiteto após se formar e conciliar com o dia a dia do empreendimento atual.
Aprovado pelo chef
Johnantan diz que a maior realização profissional da vida dele foi quando o chef Alex Atala provou seus brownies. O D.O.M, um dos restaurantes de Atala, ficou na terceira posição da lista “Os 50 Melhores Restaurantes da América Latina 2014”. O concurso é uma versão do “The World's 50 Best Restaurants", que reúne os melhores estabelecimentos do mundo.
Johnantan diz que a maior realização profissional da vida dele foi quando o chef Alex Atala provou seus brownies. O D.O.M, um dos restaurantes de Atala, ficou na terceira posição da lista “Os 50 Melhores Restaurantes da América Latina 2014”. O concurso é uma versão do “The World's 50 Best Restaurants", que reúne os melhores estabelecimentos do mundo.
"A mãe de uma amiga viaja bastante e disse que poderia entregar os meus
 brownies para ele. Então eu fiz uma caixa personalizada, ele provou e 
postou na internet dizendo que tinha comido três bolos de uma só vez. 
Isso, para mim, foi ótimo", afirma o jovem.
Produção
Johnantan produz 12 sabores diferentes de brownie: de regionais, como cupuaçu e maracujá, a mais tradicionais, como brigadeiro e coco. Cada brownie é vendido a R$ 5.
Johnantan produz 12 sabores diferentes de brownie: de regionais, como cupuaçu e maracujá, a mais tradicionais, como brigadeiro e coco. Cada brownie é vendido a R$ 5.
"Sempre me preocupei com uma produção artesanal para que não caia a 
qualidade do produto. Não adianta você querer abraçar o mundo se não tem
 condições para isso. Vou expandir, mas aos poucos. Comecei com quatro 
sabores e uma baixa produção, hoje estou bem melhor", diz.
Doces são produzidos na casa onde o jovem mora, em Macapá (Foto: Dyepeson Martins/G1)
Fonte: PEGN -G1
Postado por Dicas de Negócios PME e Portal G2 - www.portalg2.com.br .
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