Microempreendedores individuais terão apoio para acesso a crédito

By Dicas de Negocios PME - 17:07

Microempreendedores individuais terão apoio para acesso a crédito

Cerca de 4,2 milhões de microempreendedores individuais terão mais apoio para acesso a crédito e serviços financeiros, a partir da recém-firmada parceria entre o Sebrae e a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). A cooperação entre as duas instituições vai favorecer o acesso desse segmento a informações que contribuam para facilitar sua relação com os agentes do sistema financeiro na busca de financiamentos, bem como educação financeira e modelo de avaliação de risco mais adequado, entre outras ações propostas.  
A parceria estabelece também o intercâmbio de informações e a cooperação institucional entre Sebrae e Boa Vista SCPC para a realização de estudos, análises e indicadores, a fim de construir um sistema de informações sobre os pequenos negócios atendidos pelo Sebrae.
“Queremos colaborar para a formação de um ambiente social e empresarial mais sustentável para o microempreendedor individual, no qual possa, com o respaldo técnico que o Sebrae oferece, somado aos nossos serviços diferenciados e expertise em soluções para negócios, desenvolver-se e crescer sustentavelmente”, afirma Dorival Dourado, presidente da Boa Vista SCPC.

Para o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, o acesso a crédito é um dos maiores desafios dos pequenos negócios na atualidade. “Além de atender às exigências para obter financiamento junto à rede bancária tradicional, os microempreendedores individuais também precisam se capacitar em gestão financeira para melhorar o desempenho dos seus negócios”, destaca Carlos Alberto.
Esse é um mercado potencial, que se desenvolve de forma intensa no Brasil e tende a crescer ainda mais no próximo ano quando novas categorias profissionais estiverem incorporadas ao Simples Nacional, regime tributário diferenciado, simplificado e favorecido aos pequenos negócios, afirma o diretor do Sebrae.


À Boa Vista SCPC caberá o desenvolvimento de soluções matemático-estatísticas de análise para apoiar o microempreendedor individual na obtenção de crédito junto às instituições financeiras e fornecedores, explica Christiano Lombardi da Silveira, superintendente comercial da Boa Vista SCPC. Além disso, disponibilizará conteúdos técnicos direcionados às necessidades de ações com foco em educação financeira dos microempreendedores individuais.
O Sebrae, por sua vez, fará seu atendimento com produtos adequados a cada perfil de microempreendedor, a partir das análises disponibilizadas pela Boa Vista SCPC. Será possível ofertar cursos e consultorias em finanças de acordo com a dificuldade percebida na avaliação do risco de crédito. Além disso, o Sebrae e a BoaVista SCPC vão divulgar fatores críticos de sucesso para uma boa saúde financeira na perspectiva da avaliação de risco de crédito em ambientes como a Feira do Empreendedor, do Sebrae.

Sobre a Boa Vista SCPC:
A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por
dia.
A empresa coloca à disposição do brasileiro serviços que o ajudam a cuidar bem do seu nome, a prevenir-se contra fraudes e usar o crédito de forma sustentável. É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita pela internet (www.consumidorpositivo.com.br) de seus débitos ou pendências financeiras registrados no banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.
Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais, distribuidores, representantes e parcerias com mais de 2,2 mil entidades de classe. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera o Cadastro Positivo no país e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.

Sobre o Sebrae:
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos. É um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o país. Desde 1972, trabalha para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte. Em 2013, atendeu cerca de 1,9 milhão de pequenos negócios em todo o país.
Para garantir esse atendimento, o Sebrae conta com 700 pontos de atendimento presencial nas 27 unidades da Federação, além da central de relacionamento (0800 570 0800) e do portal www.sebrae.com.br.
O Sebrae não é uma instituição financeira, por isso, não empresta dinheiro. Entretanto, articula junto ao mercado de finanças empresariais, como bancos, cooperativas de crédito e instituições de microcrédito, a criação de produtos financeiros adequados às necessidades dos pequenos negócios. Também orienta os microempreendedores para que o acesso ao crédito seja, de fato, um instrumento de melhoria do negócio.

Fonte: SEBRAE / Fotos: Divulgação.
Postado por Dicas de Negócios PME e PortalG2 - www.portalg2.com.br.

  • Compartilhar:

Você pode gostar também

0 comentários

Comentem sobre as matérias e o seu comentário será postado.