Premio Mulher de Negócios, Mulheres no comando de uma empresa.

By Dicas de Negocios PME - 09:16

 As empreendedoras premiadas pelo Sebrae representam um país que escuta seu povo para estabelecer prioridades e planejar o futuro.


Por meio do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, são reconhecidas, anualmente, nove empresárias brasileiras, que proporcionam uma intensa inspiração para todas as mulheres. Elas representam um país que dá certo: um Brasil que acorda cedo e dorme tarde para se transformar e se reinventar pelo trabalho; um Brasil que escuta a sua comunidade e o seu povo para estabelecer prioridades e planejar o futuro; um Brasil que olha a sustentabilidade dos processos e define a forma correta de fazer; e, finalmente, um Brasil que usa bem os escassos recursos e faz as entregas certas para gerar resultados.

Essas mulheres são exemplos a serem seguidos e copiados, mostrando a importância do trabalho sério e da boa gestão. Usando o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), o Sebrae consegue mostrar histórias dessas mulheres que, cada vez mais, crescem no cenário do empreendedorismo.
De acordo com o Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, elaborado pelo Sebrae em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), elas ainda são minoria no comando das empresas, mas cada vez ganham mais espaço. Em uma década, a presença de mulheres liderando micro e pequenas empresas cresceu em 25 estados; de homens, em 18.

Mas o que torna essas mulheres referência? Nada melhor do que usar como exemplo uma das ganhadoras deste ano: Milena Curado de Barros, vencedora do Troféu Ouro na categoria Microempreendedora Individual. Milena aprendeu a bordar aos oito anos com a avó materna. Mas nunca imaginou que, 30 anos depois, essa seria a atividade que garantiria sua renda e a de outras 25 pessoas. Dos bordados ensinados pela vovó, surgiram peças de vestuário e decoração criadas pela empreendedora, que abriu, em 2007, a loja Cabocla Criações em Goiás Velho.

Transformar um hobby ou talento em uma marca de artesanato já seria digno de merecimento. Mas Milena foi além: aliou sua necessidade de aumentar a produção às suas convicções sociais, criando o projeto social “Cabocla – Bordando Cidadania”, que a cada bordado, resgata a esperança de detentos e ex-detentos da unidade prisional da cidade. Tanto os detentos da ala feminina quanto os da masculina ganham por produção e, além disso, têm remissão da pena com o trabalho (três dias de trabalho equivalem a um a menos na reclusão).

Durante a premiação neste ano, a empreendedora emocionou a todos ao dizer que o bordado já era seu talento, mas nunca imaginou transformá-lo em uma marca que proporcionasse diferenciação, como uma forma de registro, preservação e divulgação da miscigenação e da diversidade dos patrimônios histórico, cultural e natural do nosso País.

Além de Milena, a premiação também reconheceu com o Troféu Ouro Sheila Diab Maluf, na Categoria Pequenos Negócios, dona da Viva Editora e Livraria, em Maceió. A empresa já nasceu com um conceito inovador, promovendo eventos culturais e oferecendo serviços de editoria. Na categoria Produtora Rural, a vencedora foi Noilde Maria de Jesus, proprietária da chácara Renascer, em um assentamento na região administrativa de Brazlândia (DF). O local passou do plantio de 5 mil pés de morangos para 40 mil pés da fruta.
As trajetórias de Milena, Sheila e Noilde são apenas alguns exemplos das histórias reconhecidas nacionalmente pelo Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que contou com 11 mil inscritas. Essas mulheres buscam transformar suas regiões e o Brasil com responsabilidade social e perfis cada vez mais inovadores. São empreendedoras como elas que nos inspiram a seguir na nossa missão de disseminar a excelência pela gestão.

Fonte: Por Jairo Martins / Foto: Divulgação
Postado por Dicas de Negocios PME / Portal G2. - http://portalg2.com.br

  • Compartilhar:

Você pode gostar também

0 comentários

Comentem sobre as matérias e o seu comentário será postado.