Looking For Anything Specific?

Responsive Advertisement

COMO CRIAR UM PLANO DE NEGÓCIO EM 20 MINUTOS

Essa é uma dica para quem tem medo de passar horas escrevendo páginas para o seu negócio:

CRIAR UM PLANO DE NEGÓCIO EM 20 MINUTOS
(Foto: Shutterstock)

Plano de negócio parece ser aquela coisa do outro mundo. Sem falar que algumas pessoas os acham essenciais, outras preferem partir para o effectuation, teoria que acredita em seguir sua intuição e deixar de lado a pesquisa de mercado e outros planejamentos.


Mas se seu medo é gastar muito tempo escrevendo páginas e páginas de um plano, pode ficar tranquilo. É possível fazê-lo em 20 minutos.

Essa é a proposta do livro “Running Lean: Iterate from plan A to a plan that works” (Administrando de maneira enxuta: Repita um plano A até chegar em um plano que funciona), do autor Ash Maurya. Ele pretende aprofundar a teoria da startup enxuta de Eric Ries, dando conselhos práticos de como construir e testar um plano de negócio.

Maurya enfatiza que o empreendedor não pode perder tempo e precisa criar um modelo que seja testável rapidamente. Ele desenvolveu, então, uma planilha com elementos chave para qualquer negócio, em apenas uma folha, e que poderia ser preenchida em 20 minutos. Esses elementos são:

- O problema que você está tentando resolver
- O público-alvo
- Nossa proposta única de valor
- Nossa solução
- Canais
- Fontes de faturamento
- Custos da estrutura
- Métricas importantes
- Nosso diferencial

A ficha pode ser acessada nesse link e parece ser bem simples. Karl Stark and Bill Stewart, fundadores da empresa de consultoria Avondale, descobriram esse novo formato e começaram a explorar cada um desses passos em uma coluna do site da revista Inc.

Na primeira delas, a dupla aborda o primeiro item, o problema que sua empresa se oferece a solucionar. Eles afirmam que precisa ser algo que valha a pena ser resolvido e que atraia um número suficiente de clientes para sustentar sua empresa. Nas próximas semanas, os dois seguirão abordando os próximos tópicos, mas a lista em si parece facilitar bastante o trabalho, não? O que vocês acham? Tentem usar a ficha e compartilhem o tempo que demoraram para fazê-lo.

Fonte: PEGN-G1 / Fotos: Shutterstock.
Postado por: Dicas de Negócios PME e Portal G2 - http://portalg2.com.br

Postar um comentário

0 Comentários