Looking For Anything Specific?

Responsive Advertisement

6 Dicas Exclusivas para Ganhar Dinheiro na Páscoa

6 Dicas Exclusivas para ganhar dinheiro em negócio de Venda de Ovos de Páscoa para este ano - Estude as Tendências, O chocolate, Não Exagere, Apresentação, Seja eficiente e Cuidado com a Gestão.

Foto de Ovos de Páscoa com casca recheadaOvos de Páscoa com casca recheada estão entre as tendências para 2020 (Foto: Escola de Doce/Divulgação)

Com a proximidade da Páscoa, crescem o interesse por chocolates e as oportunidades de ganhar dinheiro com o produto. Mas só colocar a mão na massa não garante sucesso. É preciso acompanhar tendências, ter cuidados com a gestão e até mesmo cuidar da saúde mental no período.

Abaixo, confira seis dicas para se dar bem na Páscoa 2020:

1- Estude as tendências

Os ovos de colher caíram no gosto dos clientes há alguns anos e prometem se manter em alta. Outras variações, como ovos com casca texturizada ou recheada, também são populares. Mas uma grande característica da Páscoa nos últimos anos, segundo a consultora do Sebrae-SP Simone Haduo, tem sido a formação e o fortalecimento de nichos.

O crescimento do interesse por produtos orgânicos, veganos ou sem ingredientes alergênicos é um grande exemplo. Por isso, segundo ela, é importante é entender o perfil dos clientes que você busca atender – e analisar o que faz sentido para você e o seu negócio.

"Não adianta focar em um público que busca orgânicos se o que o empreendedor faz e consome não é direcionado a isso. Não vai soar verdadeiro", exemplifica Simone.




2- Nem tudo é chocolate

Apesar da popularidade dos ovos, muitos clientes aproveitam a Páscoa para buscar outros tipos de produto. Há desde aqueles que não gostam de chocolate até os que priorizam opções mais baratas.

"É possível baratear opções para atender empresas que querem presentear os funcionários e avós que querem presentear todos os netos, por exemplo", indica a confeiteira e blogueira Tábata Romero. Ovos menores, pães de mel decorados, trufas e cones recheados são alguns exemplos citados por ela.

Simone Haduo ressalta ainda o potencial de oferecer opções salgadas nesta época, atendendo a outras demandas que vêm junto com a data. "É possível aumentar o tíquete médio oferecendo uma ceia com bacalhau, por exemplo", indica a consultora. Outra opção é fazer uma parceria com um negócio que já oferece os itens no cardápio, cruzando os dois segmentos.




3- Não exagere na variedade

A variedade de receitas de ovos de páscoa e de doces é grande, mas é preciso ter cuidado para não oferecer opções em excesso no cardápio. O que pode parecer bom para agradar os clientes pode se tornar um problema na hora de administrar os pedidos e criar uma logística.

"Uma variedade muito grande aumenta o valor do estoque, dificulta o ganho de escala na produção e torna até a divulgação mais complicada", diz Simone Haduo. "O mais recomendável é entender com o que se quer trabalhar e escolher um cardápio enxuto."

4- Capriche na apresentação

Na hora de conquistar os clientes, nem só o sabor e a aparência dos doces contam. A embalagem é um elemento importante e atrai especialmente os que estão comprando para outra pessoa. "Você não está vendendo só chocolate. Está vendendo um presente", diz Tábata Romero.




A criatividade é uma aliada nesse ponto – mas deve ser acompanhada de uma certa cautela. "Você pode comprar embalagens lindas, mas acabar encarecendo demais o produto e afastando a clientela", afirma Simone. A sugestão da consultora é abordar os clientes para entender para quem eles pretendem comprar os produtos.
Se o consumidor será ele mesmo, pode ser vantajoso oferecer uma opção com embalagem mais básica. "Um produto com foco em famílias pode ter tamanho maior e embalagem bonita, mas menos sofisticada", diz.

5- Não deixe para a última hora

A preparação de pratos e doces em maior escala exige prática. Segundo Simone Harduo, quem pretende se aventurar pela primeira vez na cozinha para produzir doces deve buscar treinamento de alguma forma – seja por meio de cursos ou até de vídeos na internet.

Testar as receitas com antecedência ajuda tanto a avaliar os resultados quanto a definir a logística necessária para produzi-los. Segundo a consultora, comprar os insumos com antecedência também ajuda a garantir preços melhores. "É comum que eles fiquem mais caros com a proximidade da Páscoa", diz.

A dica da empreendedora Ana Paula Pereira, sócia da Escola de Doce, é selecionar bem as fontes de receitas e informações sobre as receitas. "Existe muito conteúdo equivocado pela internet, o que leva as pessoas a perderem tempo e dinheiro com desperdício de ingredientes."

6- Cuidado com a Gestão e com o Bem-estar

Receitas à parte, quem vai vender algum produto precisará administrar fatores como tempo e dinheiro. Um dos erros mais comuns nessa hora, segundo Simone Haduo, envolve a precificação. Além dos insumos, o preço final deve levar em conta gastos com energia, água e, claro, o tempo investido.

A confeiteira Tábata Robero também recomenda que, para aceitar encomendas, empreendedores solicitem um adiantamento de parte do pagamento. "O sinal cria um compromisso entre as duas partes. Se uma pessoa desistir sem ter pagado nada, você perderá o que já gastou com o produto."

Antes de começar, também é necessário ter em mente quantos pedidos você é capaz de atender em determinado período. Aceitar um número grande demais pode gerar estresse, atrasos e frustração.

"Eu costumo brincar que se o confeiteiro tivesse que fazer só doces, estava bom", diz Juliana Braga, fundadora do ateliê de doces Douce du Jour. "Normalmente quem está começando pega pedidos, responde clientes em dúvida sobre o que querem, pensa em embalagens, faz os ovos... Nesse momento, é fácil se perder."

Por isso, Tábata recomenda planejamento e respeito aos limites. "O ideal é tentar colocar um horário para começar e terminar as tarefas e não deixar de tirar um tempo do dia para descansar."

 

Fonte: PEGN - Foto: Escola de Doce/Divulgação)

Postado por: Dicas de Negócios PME.

Postar um comentário

0 Comentários