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5 dicas de ações para globalizar o seu negócio

Aproveite o bom momento e comece já o processo de internacionalização

O Brasil ainda está na moda. Não é o caso de desanimar por causa da reportagem não tão favorável sobre o país publicada em uma edição recente da revista The Economist. Aqui na Europa, onde vivo e trabalho, ainda é grande o interesse por negócios brasileiros. A grande questão é: você está aproveitando este momento para expandir? Está preparado para conversar com esse mundo que está batendo à nossa porta?

Em colunas anteriores, destaquei as oportunidades que existem na formação de parcerias com empresas interessadas em entrar no mercado brasileiro. Desta vez, vou apresentar 5 ações relativamente fáceis de implementar, porém efetivas, para tirar proveito desta janela de oportunidade pela qual estamos passando e começar já a globalizar o seu negócio.

1. Acabe com o complexo de inferioridade Eu sei que você ainda se lembra dos tempos da inflação e dos juros altos, mas ser brasileiro no atualmente é cool. Existe no exterior um forte respeito pelos empreendedores brasileiros. Sim, somos latinos e ainda há uma série de estereótipos envolvidos nisso. Mas, acredite, muitos europeus trocariam seus passaportes por um daqueles azuis que você tem em casa.

2. Vá para o mundo Descubra qual é a próxima feira relevante no seu setor, programa-se, separe os recursos necessários (para bilhete aéreo, algumas noites de hotel e algumas refeições) e vá. Só na Alemanha existem dezenas de feiras todos os meses, que cobrem do nicho mais específico aos setores tradicionais. Detalhe: essas feiras normalmente são as maiores e mais importantes do mundo.
3. Traga o mundo para o seu negócio (de algum modo) Você já pensou em oferecer um estágio para um estudante espanhol ou italiano que está passando uma temporada no Brasil? Ou pedir para uma câmara de comércio bilateral (Brasil-Alemanha, Brasil-Espanha etc) que avise quando houver uma missão comercial desses países no Brasil? Você pode convidar alguns deles para visitar a sua empresa, tomar um café e conversar sobre como é fazer negócios naquele país, como pensam os empresários de lá etc.

4. Leia o que seu concorrente e potencial cliente está lendo É importante acompanhar a imprensa nacional, mas não custa nada abrir de vez em quando o site do New York Times, The Economist, El País, Le Figaro, blogs estrangeiros etc. Não fala o idioma? O Google Translator te ajuda na tarefa. Dessa maneira, você terá acesso às mesmas notícias que estão ajudando seus concorrentes a pensar nos produtos e serviços que serão lançados nos próximos meses.

5. Adapte seus produtos e processos para o mundo O seu mercado é global, sempre. Ainda que você não exporte seus produtos, corre o risco de que algum estrangeiro lance um produto superior ao seu e acabe roubando (e fidelizando) seu cliente. É sua obrigação como empresário saber como seus concorrentes globais estão operando, e com que tipo de produtos e serviços. Mas, para que você consiga uma vantagem competitiva realmente sustentável, é fundamental que seus produtos e processos estejam no mesmo nível dos seus pares internacionais. Mãos à obra e bem-vindos à globalização!
Fonte: PEGN / Foto: Por Igor Tasic
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Tags:  globalizar o seu negócio,
Exportação de produtos,
globalização do negocio

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