Aproveite o bom momento e comece já o processo de internacionalização

Em colunas anteriores, destaquei as oportunidades que existem na formação de parcerias com empresas interessadas em entrar no mercado brasileiro. Desta vez, vou apresentar 5 ações relativamente fáceis de implementar, porém efetivas, para tirar proveito desta janela de oportunidade pela qual estamos passando e começar já a globalizar o seu negócio.
1. Acabe com o complexo de inferioridade Eu sei que
você ainda se lembra dos tempos da inflação e dos juros altos, mas ser
brasileiro no atualmente é cool. Existe no exterior um forte respeito
pelos empreendedores brasileiros. Sim, somos latinos e ainda há uma
série de estereótipos envolvidos nisso. Mas, acredite, muitos europeus
trocariam seus passaportes por um daqueles azuis que você tem em casa.
2. Vá para o mundo Descubra qual é a próxima feira
relevante no seu setor, programa-se, separe os recursos necessários
(para bilhete aéreo, algumas noites de hotel e algumas refeições) e vá.
Só na Alemanha existem dezenas de feiras todos os meses, que cobrem do
nicho mais específico aos setores tradicionais. Detalhe: essas feiras
normalmente são as maiores e mais importantes do mundo.
3. Traga o mundo para o seu negócio (de algum modo)
Você já pensou em oferecer um estágio para um estudante espanhol ou
italiano que está passando uma temporada no Brasil? Ou pedir para uma
câmara de comércio bilateral (Brasil-Alemanha, Brasil-Espanha etc) que
avise quando houver uma missão comercial desses países no Brasil? Você
pode convidar alguns deles para visitar a sua empresa, tomar um café e
conversar sobre como é fazer negócios naquele país, como pensam os
empresários de lá etc.
4. Leia o que seu concorrente e potencial cliente está lendo
É importante acompanhar a imprensa nacional, mas não custa nada abrir
de vez em quando o site do New York Times, The Economist, El País, Le
Figaro, blogs estrangeiros etc. Não fala o idioma? O Google Translator
te ajuda na tarefa. Dessa maneira, você terá acesso às mesmas notícias
que estão ajudando seus concorrentes a pensar nos produtos e serviços
que serão lançados nos próximos meses.
5. Adapte seus produtos e processos para o mundo O seu
mercado é global, sempre. Ainda que você não exporte seus produtos,
corre o risco de que algum estrangeiro lance um produto superior ao seu e
acabe roubando (e fidelizando) seu cliente. É sua obrigação como
empresário saber como seus concorrentes globais estão operando, e com
que tipo de produtos e serviços. Mas, para que você consiga uma vantagem
competitiva realmente sustentável, é fundamental que seus produtos e
processos estejam no mesmo nível dos seus pares internacionais. Mãos à
obra e bem-vindos à globalização!
Fonte: PEGN / Foto: Por Igor Tasic
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Tags: globalizar o seu negócio,
Exportação de produtos,
globalização do negocio
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