Paula Calil, especialista em marketing, lista
as principais recomendações para que você possa planejar melhor as
estratégias de marketing do seu negócio
Marketing é bom senso! Esse é um dos principais
equívocos encontrados na gestão de marketing das empresas. A pergunta
que não quer calar é: o que é bom senso? Como é possível aplicar esse
conceito tão amplo ao marketing? Aqueles que realmente o conhecem sabem
que, assim como outros campos do conhecimento, o marketing tem recursos
específicos que tornam possível ao empresário, por exemplo, avaliar sua
atividade no mercado identificando seu grau de competitividade.
A seguir, selecionamos alguns assuntos específicos
em que você precisa redobrar sua atenção para não cometer equívocos no
marketing do seu negócio.
1. Tenha objetivos claros
Só assim você poderá planejar as ações necessárias,
dimensionando o tamanho do público que pretende atingir com elas, e
definindo as ações de acordo com os prazos em que ocorrerão. E isso
significa o quê, exatamente? Bom, se você definiu atingir um determinado
valor em faturamento precisa estimar para quantas pessoas deve vender e
qual a verba para investir nos aspectos críticos, por exemplo,
comunicação, distribuição, entre outros, que possibilitem alcançar o
objetivo de marketing definido.
2. Estabeleça métricas
É preciso ter métricas para que você possa avaliar
os resultados obtidos com as ações realizadas, adequadas aos prazos de
cada uma. Se você, na sua loja física, lançar uma promoção específica
por duas semanas, precisa estimar aproximadamente quantas pessoas, em
média, circulam em sua loja por dia.
Desse número você sabe quantas pessoas realmente
compram, diariamente? Qual o valor do ticket médio diário? Dependendo de
cada ação implementada você deve estabelecer uma maneira para poder
estimar o retorno que irá obter com ela. Jamais realize ações sem
mensurar os resultados obtidos. É como se você investisse em um fundo
sem monitorar o retorno que você pode obter, sem qualquer
acompanhamento. Você faria isso? Tenho certeza que não.
3. Jamais lance um produto sem pesquisar
Para essa pesquisa de mercado é preciso que você
conheça muito bem o consumidor final. Qual seu perfil: idade, gênero,
classe econômica, instrução, estilo de vida e hábitos de compra. Procure
pesquisar com profundidade a opinião que seu público tem do seu produto
e se o compraria sem pestanejar. Lance seu produto no mercado e
procure, de tempos em tempos, monitorar como seu público avalia o
desempenho geral desse produto para que você tenha a oportunidade de se
renovar, evitando entrar na rota do declínio.
Finalizando, a apresentação desses três tópicos
teve a intenção de alertá-lo para que não cometa erros comuns em
marketing que possam comprometer, de maneira negativa, o bom desempenho
de seu negócio.
Paula Calil é professora de Planejamento Estratégico de Marketing e coordenadora da Incubadora de Negócios da ESPM/SP.
Por Paula Calil - Editado por Camila Lam / Foto: Divulgação.
Postado por: Portal G2 e Dicas de Negócios PME.
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