(Dica de negócio) - O que não dizer em uma negociação?

By Dicas de Negocios PME - 10:39

Conheça expressões proibidas na hora de convencer um cliente ou um parceiro comercial

O que não falar em negociação

É preciso investir tempo discutindo e argumentando com clientes, funcionários, fornecedores, futuros trabalhadores e investidores para obter sucesso nos negócios. Nessas negociações, a escolha de palavras pode ser decisiva na hora de convencer a outra parte no acordo. A revista Inc preparou uma lista com algumas expressões que não devem ser ditas no momento da negociação e que promete ajudar você, empreendedor, a obter êxito nesse processo.

1. “Entre” – Em uma negociação, a expressão “entre” pode gerar dúvidas por não trazer precisão à informação. Durante um encontro para ofertar um serviço, por exemplo, é possível dizer ao cliente que o preço será entre R$10 mil e R$15 mil. Já na contratação de um funcionário, o termo permite que você diga que ele pode começar a trabalhar entre os dias 1º e 15 de abril. Mas a palavra, quando usada em momentos de negociação, permite que as partes abusem dos prazos ou dos preços.
2. “Acredito que estamos chegando a um acordo” – A ansiedade por concretizar negócios faz com que muitos empreendedores digam essa expressão quando estão próximos de aceitar os termos do acordo. Esse anúncio pode fazer com que a outra parte interessada na negociação perceba a sua fragilidade e acrescente novos termos no acordo.

3. “Por que você não sugere os números da negociação?” – Pesquisas recentes mostram que o resultado de uma negociação é próximo ao primeiro valor sugerido por uma das partes durante a reunião. Para não perder o negócio, procure, sempre que possível, oferecer o primeiro número.

4. “Eu sou o responsável pelas decisões finais” – Para conseguir fazer uma boa análise das propostas sugeridas durante uma negociação é importante que as partes não saibam que é você, empreendedor, quem responde pelas decisões finais da empresa. Caso seja necessário, você poderá ganhar tempo se tiver a necessidade de consultar outra autoridade na empresa, como um sócio ou um membro do conselho.

DICAS:
1-  Agora que Você ja sabe o que não dizer na hora da negociação, fique atento e Bons negócios!

2- Faça um curso de Linguagem corporal para entender o que o seu cliente esta pensando na hora "H".
Com o domínio da linguagem corporal você irá conseguir:
  • Detectar Mentiras
  • Ter maior eficácia nas negociações
  • Saber como gerar carisma e conquistar uma melhor comunicação, através do gestual
  • Saberá identificar através da linguagem do corpo, o que passamos para os outros, consciente e inconscientemente, em uma comunicação
  • Observar o que o Corpo Fala através dos comportamentos

Fonte: PEGN - G1 e Dicas do Portal G2 / Fotos: G2 Divulgação
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