Conheça expressões proibidas na hora de convencer um cliente ou um parceiro comercial
É preciso investir tempo discutindo e argumentando com clientes,
funcionários, fornecedores, futuros trabalhadores e investidores para
obter sucesso nos negócios. Nessas negociações, a escolha de palavras
pode ser decisiva na hora de convencer a outra parte no acordo. A
revista Inc preparou uma lista com algumas expressões que não devem ser
ditas no momento da negociação e que promete ajudar você, empreendedor, a
obter êxito nesse processo.
1. “Entre” – Em uma negociação, a expressão “entre”
pode gerar dúvidas por não trazer precisão à informação. Durante um
encontro para ofertar um serviço, por exemplo, é possível dizer ao
cliente que o preço será entre R$10 mil e R$15 mil. Já na contratação de
um funcionário, o termo permite que você diga que ele pode começar a
trabalhar entre os dias 1º e 15 de abril. Mas a palavra, quando usada em
momentos de negociação, permite que as partes abusem dos prazos ou dos
preços.
2. “Acredito que estamos chegando a um acordo” – A
ansiedade por concretizar negócios faz com que muitos empreendedores
digam essa expressão quando estão próximos de aceitar os termos do
acordo. Esse anúncio pode fazer com que a outra parte interessada na
negociação perceba a sua fragilidade e acrescente novos termos no
acordo.
3. “Por que você não sugere os números da negociação?” –
Pesquisas recentes mostram que o resultado de uma negociação é próximo
ao primeiro valor sugerido por uma das partes durante a reunião. Para
não perder o negócio, procure, sempre que possível, oferecer o primeiro
número.
4. “Eu sou o responsável pelas decisões finais” – Para
conseguir fazer uma boa análise das propostas sugeridas durante uma
negociação é importante que as partes não saibam que é você,
empreendedor, quem responde pelas decisões finais da empresa. Caso seja
necessário, você poderá ganhar tempo se tiver a necessidade de consultar
outra autoridade na empresa, como um sócio ou um membro do conselho.
DICAS:
1- Agora que Você ja sabe o que não dizer na hora da negociação, fique atento e Bons negócios!
2- Faça um curso de Linguagem corporal para entender o que o seu cliente esta pensando na hora "H".
Com o domínio da linguagem corporal você irá conseguir:
- Detectar Mentiras
- Ter maior eficácia nas negociações
- Saber como gerar carisma e conquistar uma melhor comunicação, através do gestual
- Saberá identificar através da linguagem do corpo, o que passamos para os outros, consciente e inconscientemente, em uma comunicação
- Observar o que o Corpo Fala através dos comportamentos
Fonte: PEGN - G1 e Dicas do Portal G2 / Fotos: G2 Divulgação
Postado por Dicas de Negócios PME e Portal G2 - www.portalg2.com.br .
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