Looking For Anything Specific?

Responsive Advertisement

Dicas para faturar muito dinheiro com o comércio eletrônico.

Saiba como tirar proveito de um mercado que movimentou R$ 28,8 bilhões em 2013.


Parece um clichê dizer que para faturar mais uma empresa deve investir no comércio eletrônico. Então deixemos que alguns números reforcem essa constatação: em 2013, o e-commerce no Brasil cresceu 28% e movimentou uma cifra de R$ 28,8 bilhões. Mais: 9,1 milhões de pessoas fizeram compras online pela primeira vez no ano passado, elevando para 51,3 milhões o número de consumidores que usaram a web para comprar algo pelo menos uma vez.
Mas nem sempre é fácil arquitetar uma estratégia de comércio eletrônico. Ainda mais para os empreendedores de pequenos e médios negócios.
Para ajudar nessa questão, o site de Pequenas Empresas & Grandes Negócios conversou com Gerson Ribeiro, professor de marketing digital na ESPM e fundador da Vitrio, empresa de inteligência e desempenho em e-commerce, para saber como criar uma loja virtual eficiente. Leia, abaixo, as dicas:
1. Use métricas em tudo
“Hoje em dia é possível medir e contabilizar tudo”, afirma Ribeiro. Sua empresa precisa estabelecer diferentes métricas e metas para diferentes aspectos do seu site. Com isso, o empreendedor poderá saber exatamente o que está acontecendo e fazer mudanças durante o caminho. São esses dados que ajudarão na conversão do visitante – aquele possível cliente que entra no seu portal, mas nem sempre finaliza uma compra.
2. Entenda as necessidades do seu cliente
Ao estruturar um e-commerce, o empreendedor precisa pensar como um possível consumidor para arquitetar melhor toda a estrutura do portal. Faça testes de usabilidade e não tenha medo de trocar elementos de lugar se perceber que o seu possível cliente vai se perder ou se cansar. Comprar precisa ser algo fácil, tão fácil quanto entrar em uma loja física, olhar para um produto e já sair de lá com ele.
3. Saiba quanto investir
Estude os custos e saiba o que cada elemento da construção do site exigirá investimento. Considere, neste processo, a estratégia de marketing e a divulgação. Além disso, estude o que cada um deles trará de retorno. Faça um planejamento financeiro estratégico e cuidadoso.
4. Atenda bem o seu cliente
Um bom atendimento e a compreensão das necessidades dos clientes aumentam a taxa de novas compras. Você precisa ter uma estratégia pós-compra para manter seu consumidor interessado em retornar. Uma delas é o e-mail marketing. Lembre-se, porém, de fazer um atendimento personalizado. Esse tipo de relacionamento ajuda a gastar menos com divulgação, já que há grandes chances dos seus clientes se tornarem advogados de sua marca.
5. Crie um site amigável
Pense que seu portal poderá ser acessado de diferentes dispositivos e navegadores. Construa uma loja virtual que seja acessível em todos deles – ou nos principais deles, caso a grana esteja curta. Atualmente, a difusão dos dispositivos móveis demanda um site que possa ser utilizado por meio de smartphones e tablets.
6. Não deixe de se capacitar
O comércio eletrônico ainda é um mercado novo e cheio de possibilidades – tanto de erros quanto de acertos. Não deixe que as informações dessa lista sejam o suficiente. Sempre corra atrás de cursos e nunca deixe de se atualizar sobre as principais tendências.
Fonte: G1 - Foto: Thinkstock.
Postado por Portal G2 e Dicas de Negócios PME.

PUBLICIDADE:
Lojas Online é no ALOG HOST (Venda e Aluguel de Lojas) - http://www.aloghost.com.br

Postar um comentário

0 Comentários